Daqui


"Saia rendada, pendurada na varanda, tem a cor da esperança de um amor que não passou. Pois todo dia lembro sempre da janela o amor que dei pra ela: tão bom que em mim ficou."
(trecho de "Sonhei de Cara", na voz de Alceu Valença, composta por Don Tronxo, Ruben Valença Filho e Alceu Valença)


Daqui dá pra ver a flor vermelha sem perfume que o ontem levou. Dá pra ver o dia em que ele escondeu as mãos nas costas e ficou a enrolando em dicas para ela adivinhar o que ele tinha ali. Dá pra ver as três respostas equivocadas e o riso dele sobre cada ponto interrogativo dos olhos dela. "É o maior bombom do mundo?!". "É um relógio que desperta quando é hora da gente se ver?!". "É um pincel que desenha o futuro?!". Não, não. Era todo o jeito dele de ficar até hoje no quarto dela através de uma rosa de plástico, daquelas que exalam perfume por um tempo... Tempo que agora é ontem. Ontem que agora é hoje. Daqui dá pra ver o ontem. Daqui dá pra ver a rosa.

Daqui dá pra ver o livro com um marcador de páginas metálico que pendura um coração com nome dela pra fora das páginas. Presente dele também. Dá pra ver o jeito engraçado de vergonha que ela ficou quando ele perguntou se ela sabia o que era aquele pedaço de metal com um coração pendurado. Ele gostava de perguntar e ela de errar todas as respostas. Pensou que era um prendedor de cabelo, testou naquela hora o objeto fino, e o riso dele apareceu lá outra vez. "Não, não é um prendedor de cabelo". Era o coração dele para sempre no meio das páginas dos livros que ela leria. Sempre que agora está abaixo dos olhos dela enquanto ela lê qualquer história e depois mistura às suas.

Daqui dá pra ver a coleção de DVDs musicais dela. Ney Matogrosso, Cazuza, Cássia Eller, Fagner, Renato Russo, Titãs, Gabriel Pensador, Zé Ramalho, Oswaldo Montenegro... e Roupa Nova. Dois DVDs do Roupa Nova. Ela  que só tinha dito uma vez a ele que gostava da banda. Uma vez para que ganhasse os dois DVDs que ela menos se cansava de escutar. Daqui dá pra ver a primeira vez que ela cantou junto com as caixas de som o trecho que ela mais gosta:  "Coisas do passado são alegres quando lembram novamente as pessoas que se amam.". Daqui dá pra vê-la depois de tantos ontens cantando hoje o mesmo trecho de música dantes.

Daqui dá pra ver o mesmo personagem de desenho animado que ela tem espalhado pelo quarto. Em cima da estante de livros, lá está ele em pelúcia; sobre o baú, a mesma criaturinha em miniatura sorrindo pra ela enquanto sonha; em meio aos livros, um álbum de figurinhas repleto de imagens do sorridente personagem. Em todos eles, o eterno sorriso de garoto de um ex-amor, quem deu a ela tudo que a industria lançava do ídolo animado. Um ex-amor de hoje. Um amor de ontem. Ontem que dá pra ver hoje. Hoje que dá pra ver ontem.

Daqui dá pra ver um retrato. É ela mais jovem, menina a transbordar de alegria no tempo em que ele a esperava na saída da faculdade. Daqui dá pra vê-la descendo os corredores correndo, derrubando os cadernos, pensando em pegá-los ou não pegá-los. Daqui dá pra vê-lo olhando o relógio andares abaixo. Esticando o pescoço, balançando os pés no ritmo da música que toca na rádio. Daqui dá pra ver um através do outro, outro através de um, amores através dos dois.

Comentários

AnaCamila disse…
Fê linda, saudades
tem selinho pra vc no meu blog!!
beijoss =*
ana disse…
Fernanda eu simplesmente amei esse texto!qt inspiração!e a frase inicial antes de vc começae, tudo lindo!Adorei!beijos
Stive Ferreira disse…
Fiquei lendo o texto e imaginando se você iria entregar onde é o "aqui"...

E me pus a pensar que isto seria o seu quarto, ou mesmo você, suas lembranças, o que fica guardado dentro de você... Tá bom, viajei...

Mas a coleção de DVDs parece muito com a minha... ;-)

Beijos

PS: Seu estilo está cada dia melhor.
Unknown disse…
Seu coração é lindo e esta marcado nas entrelinhas da historia.

Beto
Unknown disse…
Preciso dizer que pouquíssimas pessoas vão entender exatamente a profundidade desse texto..mas o pior de tudo é que a sua meninice me lembra da minha meninice também..e me emocionou pq me trouxe as minhas lembranças dos meus "aqui" também..
E ao mesmo tempo em que ele soa tristemente nostálgico, de um tempo que se foi..tenho certeza que a sua inspiração ficaria muito feliz em se ver tão bem representada através das palavras.
Quem sabe um dia eu também não transforme as minhas lágrimas em blues, ou poesia.
Estamos bem amiga..nós sobrevivemos a tudo isso! e quantas inspirações mais teremos?..só o tempo irá dizer..
Felipe Rossi disse…
quem será essa?


rsrsrsrsrs
adorei o texto!!!

cadê o amanhã nessa história???

bjos feh! :D
Catarina Soares disse…
Só faltou o amanhã.. Suas palavras me fazem viajar, ainda bem que você voltou.. Já estava cheia de saudades.
Ravi Barros disse…
Me encanta a sua forma poética de discorrer sobre assuntos tão simples... Eu particularmente acho muito difícil falar de si mesmo, e você o faz com grande competência!
O texto é envolvente e muito bonito, meus sinceros parabéns! ;*
Sandra disse…
Esse daqui tem um gosto tão gostoso de saudade...


Vim avisar que estou saindo de férias do Jardim e que só volto no mês que vem.
Desejo que seu Natal seja abençoado e repleto de paz, e que Deus lhe abençoe constantemente no ano de 2011.

Deus seja sempre contigo!
Um beijo no coração!

http://www.youtube.com/watch?v=aiE5wJjwn68
Nos Amando... disse…
nada será maior
e é ai que estar toda a magia
no que fazemos quando
estamos amando bjs.
Obrigada pelas suas lindas
palavras.Linda tarde
Fermina Daza disse…
CÁ, Obrigaaadaaa!!

ANA, a frase inicial é trecho de uma música do Alceu Valença. Um forró inclusive.

STIVE, tô melhorando, viu só, Stive! Tô chegando perto de vc.

BETO, *-*

MARISTELA, tá demorando muito pra vc ter um blog, hein? Vc faz parte de tanta coisa, acho que é por isso que entende um pouco mais o texto do que os demais.... rsrs


INTRUSO e CACAU, o amanhã já foi. É hoje, iii... passou!


RAVI, puxa, obrigada! *.* (Meu segredo é não falar tanto de mim assim. Estou e não estou no texto. Porém, mesmo quando não estou, estou, saca? Sabe... todo texto sempre acaba entregando a gente, mesmo quando ele não está em primeira pessoa.)

SAN, volta logo!
Sandra disse…
Hey, Fê

Vamos fazer um Natal diferente? Saiba como no Universo Literário:

http://universoliterario1.blogspot.com/

Se puder ajudar a divulgar, agradeço! :)

Beijo imenso e feliz natal pra você e toda sua família!
Anônimo disse…
Olá! Visite meu novo blog:
http://www.flordolacio.com/, onde postarei textos e curiosidades sobre a língua portuguesa.
Bjs.

Postagens mais visitadas