Lobato


Sábado à noite. Cinema ali pras bandas da Augusta. Woody Allen de volta com "Tudo Pode dar Certo". Eu e uma amiga, companheira pra filmes, concordâncias, discordâncias, além de incansáveis fossas. Uma cerveja. Duas. Três. Ok. O número exato é quatro cervejas durante um debate demorado em torno do filme. Sou convencida. Woody Allen não mandou muito bem desta vez e disso eu falo num próximo post.

De cinema mudamos o ruma da prosa prum escritor de literatura infantil com quilômetros de sobrancelha. Pois é, eu disse que tínhamos bebido QUATRO cervejas. Sei lá a volta no mundo que a gente deu pra eu engatar a pergunta "Você já leu Monteiro Lobato?" e ela fazer cara de "odeio Sítio do Pica Pau Amarelo".

A questão é que penduramos num assunto em torno do escritor que me rendeu salivas pra convencê-la de que a Emília e todos aqueles bichos e espigas de milho do Sítio são coriscos de criatividade dentro da imensa obra do autor.

É que eu tinha acabado de ler "Cidades Mortas", e estava - e ainda estou - com boca aberta até lá no Japão.

- O livro é bão, viu, Vi! Um amontoado de contos engraçados e críticos sobre o interior.

Ela não parecia nada interessada. Recomendei a leitura do clássico conto do livro, "Um homem de consciência". Talvez ela leia. Mas o que me vale a vinda aqui é a expressão dela à minha pergunta.

Já não é a primeira vez que alguém relaciona Monteiro Lobato somente à literatura infantil. Então eu resolvi gritar pro mundo que o pré-modernista e expert em oralidade não é só bom com os pequenos, apesar de eu fazer parte deste grupo no quesito alegria e, principalmente, altura.

"Cidades Mortas", por exemplo, é um retrato crítico engraçadíssimo daquelas pessoas que acordam, comem e dormem e, no outro dia, acordam, e comem, e dormem novamente até o dia em que não acordam mais, sacam? Claro que essa é uma visão expandida minha em torno da obra, visto que as resenhas por aí, na sua maioria, veem os textos como uma descrição tão somente das cidades interioranas.

Mas, oh, juro pelas formigas e gafanhotos mortinhos da silva, que tem mais coisa lá!

"Cidades Mortas" de Monteiro Lobato é tiro na cabeça de preguiçoso. É bala de canhão em funcionário público. É avalanche de barro no metodismo chato à beça. E não é literatura infantil necas alguma. É pros grandinhos mesmo. Pra dona de casa que todo dia pega receita da Palmirinha e espera o final feliz da novela das oito. É pro esposo que só sabe pagar as contas e que já xingou trocentas vezes a escalação do Dunga pra Copa, mesmo sabendo que vai torcer praqueles pancas trazerem o caneco com gol de canela se for preciso.

O que eu quero dizer é que por trás das aparentes histórias engraçadinhas e falas típicas dos personagens existe um Monteiro Lobato FODA, que diz mais do que a Emília dizia aos adultos já na literatura infantil. Bom, é isso. Tá dito.

Comentários

Marcos disse…
Parabénss pelo post até porque você deve ser entendida no assunto, quem sou eu para contestar.

Monteiro Lobado era um escritor de mão cheia, bem eu adorava sitio do pica pau amarelo... e tem realmente uma mensagem muito além das historias simplesmente.

bjs
Ravi Barros disse…
Sincerameente, é bem provavel q eu fizese a msma cara q a guria do post...a verdade é q somos demasiadamente preconceituosos, isso é mt pior q qualquer outro defeito, sem dúvida, fala de uma coisa q não se tem conhecimeento ta muito maalz!
ameei o teu post!

beeijo
até a proxima!
Bill Falcão disse…
E bem dito! Lobato "engana" mesmo aos menos avisados. E Woody Allen fazer um filme "meia boca", hein? Isso é raro. Ainda não vi. Então, me calo.
Bjoo!
Anônimo disse…
Olá, Fernanda! Vim fazer uma visita e também agradecer o link que você fez para a postagem do meu blog. Continue escrevendo, pois você tem muito talento.
Abraços!
Óbvio e Atual disse…
Parando pra pensar, eu acho que nunca associei Monteiro Lobato à "coisas de gente grande" . Porque? SANTA IGNORANCIA a minha.
Essa é mais uma que aprendi aqui, e esse é mais um livro que vou ter que ler!!

p.s: quem é que escreve incrivelmente bem aqui? Oo
você, gata!
vcê é quem precisa mandar seus textos para um revista, porque realmente você tem talento. ;*
tendo um talento assim como vcê fica até dificil eu mandar alguma coisa pra algum lugar. kk
Madame Mim disse…
Fernanda,

Obrigada pelo seu sempre carinho ali comigo tá, vc é linda por dentro e por fora!

Gosto de te ler, porque percebo a sofisticação de suas palavras, lapidadas com muita leitura, investimento sábio, bem sabe disso...

Eu tive muitos motivos para não ler, mas agora, trabalhando somente em casa (do lar, rsss), estou tentando através dos blogs gatinhar para que eu possa também escrever...

B-júuu lindona!
Unknown disse…
´Fernandamiga

Aterro aqui no teu blogue - e gosto. Também sou cronista - e afirmam que não escrevo tão mal como isso... hahahahahaha. Pudera, a caminho dos 69, jornalista e dizem que escritor, mal pareceria que...

Adoro o Sítio do Picapau Amarelo e os meus netos dizem que é bué da fixe (na linguagem deles bué da = muito). Já lhes contei sobre quem foi o Monteiro Lobato. Tento sempre incutir nos quatro rapazes e na minininina o gosto pela leitura. E hoje é difícil...

Bom, já chega de encher pneus. Se quiseres saber mais de mim, vai à Minha Travessa, posta cumentários, com o, sê minha (per)seguidora) e, até, se achares que te dará prazer ser minha contribuidora - é só mandar umas crónicas:

hantferreira@gmail.com

Qjs = queijinhos = beijinhos
Anônimo disse…
Então.. se sou eu suspeito nas minhas palavras, devo então deixa-las de lado por um tempo para não cair na formalidade.
Por outro lado, não te encontro mais de forma alguma, mesmo tentando encontra-la de todas as formas.

Ah, o post.. muito bom!

Ass: o suspeito
Sandra disse…
Eu acredito em vc.
E, assim que surgir a oportunidade, vou ler o livro. Prometo!

Beijão beeeeemmmmm grandão!

E esse suspeito anônimo aí, hein?
hihihi
Óbvio e Atual disse…
UAUUU'S, Fe!
É lógico que pode!!!
Céeus, que bom que você REALMENTE gostou. =D
Nss, fico super honrada disso.
Fica a vontade pra enviar. ;*
Fermina Daza disse…
ANTUNES FERREIRA,

É uma honra das grandes tê-lo aqui comentando rabiscos meus. Abri um sorriso imenso quando li seu comentário. E conheço seu trabalho. BAITA JORNALISTA-CRONISTA-ESCRITOR!


Suspeito,

Vou tentar entrar em contato com vc pelo msn assim que eu tiver um tempinho pra entrar. Tô sem celular, lhe conto por lá o que houve com ele.


Bill,

O Woody é sempre melhor que a Disney e Hoollywood, não tenho dúvidas. Mas dessa vez o filme do cara disse o mais do mesmo. Filosofia básica, entende? Nada de muito profundo e de que nós, que gostamos do cineasta, não saibamos.
Madame Mim disse…
Oiee Fer,
Pessoas lindas assim como vc às vezes sofrem, porque acreditam nas pessoas, nos sentimentos bons, nas possibilidades de querer realmente dedicar à construção de uma união, um amor...

Mas realmente pelas minhas experiências, vejo que nem sempre as pessoas estão dispostas, porque hoje culturalmente falando, estamos querendo tudo a maneira "fast-food", tudo rápido e instantâneo, porque se não for assim, não interessa, pegamos outra ou outro...

E assim vamos nos tornando descartáveis para os outros e para nós...

Outro dia, vc citou um livro que fez vc ver certas coisas..Satre, acho, depois preciso até procurar para ler (outra dica sua)...Eu com minha vida meia conturbada e muitas vezes sofrida, procurei à Deus, para que Ele me ajudasse a viver de forma melhor...
Dizem que se não vamos à Ele por amor, vamos pela dor ...Eu fui pela dor!
E assim com atitudes em várias áreas, principalmente em relação a minha família, fui construindo o amor...
Ele realmente não vem de um sentimento e sim é uma construção de atitudes com amor!

Bjs com muito carinho...

E que Deus lhe dê Sua Graça para que você possa construir o amor seja como e com que for!

Adoro quando vc vai me visitar!!!
OI, acabei de descobrir seu blog, procurando por Seth Cohen heheh. Adorei, =)acho que vc é das minhas.
Ah, to seguindo vc no twitter. O meu é @ene_mb , só p vc saber

Postagens mais visitadas