"S. Bernardo", Graciliano Ramos

Em meados de 2008, enquanto frequentava o Curso de Formação de Professores, um colega de faculdade batia com o dedo indicador na capa do livro "S. Bernardo" dizendo: "Puta que pariu, Fernanda! Este livro aqui, olha, este livro aqui é um dos melhores que li!". Naquela época eu só tive tempo de dar uma cheirada na capa e páginas do romance, não chegando a lê-lo devido a inúmeros textos que o curso me impunha como leitura chata, técnica, teórica e obrigatória.

Porém, como esse meu colega tratava-se de um leitor afiado, acabei comprando "S.Bernardo" este ano. Li-o em exatamente cinco dias. E enquanto terminava o décimo capítulo, cujas páginas não se encontram nem se quer na metade da obra, eu me via apontando com o dedo indicador a capa do livro e dizendo: "Puta que pariu, Felipe! Em dez capítulos este livro já está entre os melhores que li!".

Para quem somente tinha experimentado "Vidas Secas" do autor, "S.Bernardo" revelou um Graciliano Ramos capaz de me perturbar com períodos de uma linha, isso quando não me pasmou com frases de três palavras. É na cabeça da mosca a raquetada do autor.

Paulo Honório (narrador-personagem da obra) consegue, por sua falta de vocabulário, ir levando o texto em trechos curtos, o que permite que terminemos a leitura em pouco tempo. Porém, a brevidade das palavras não é a mesma das reflexões. É impressionante a surra que o autor dá em autores extremamente descritivos, por exemplo. 

Graciliano não enrola, não enrosca. Faz pensar sem ser chato. Não perde tempo descrevendo paisagem como quem assim faz a fim de ganhar mais uma página de história sem dizer coisa alguma. A filosofia do autor é simples, como diz na contracapa do livro "A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.". E é o que o alagoano faz. Graciliano mete bronca e por meio de Paulo Honório desembucha a dizer.

Não se joguem da janela sem terem lido!


"Acham que andei mal? A verdade é que nunca soube quais foram os meus atos bons e quais foram os maus. Fiz coisas boas que me trouxeram prejuízo; fiz coisas ruins que deram lucro. E como sempre tive a intenção de possuir as terras de S. Bernardo, considerei legítimas as ações que me levaram a obtê-las. (...) Tenho visto criaturas que trabalham demais e não progridem. Conheço indivíduos preguiçosos que têm faro: quando a ocasião chega, desenroscam-se, abrem a boca - e engolem tudo."

 (São Bernardo, Graciliano Ramos)

Comentários

Marcos disse…
Fernanda, frequentar seu blog é sempre a oportunidade de ter dicas otimas como esse livro do G. Ramos.

Olha eu~não tenho tido muito tempo para leitura, mas vou procurar saber mais dessa obra. E quem sabe eu bata o dedo nele e diga.... Puxa Vida Fernanda, esse é um dos melhores livros que já li... huahahuah.

Bjs e adorei o novo template.
Madame Mim disse…
Oiee lindona!!
Casa bonita heim! Gostei mais do que o anterior, essa é mais sua cara...

Quanto ao livro, apenos aceito como o que vc diz e pronto. Tá aceito e assino embaixo, pois só se contesta o errado ou duvidoso..rsrsrs

Fui na no twitter do meu esposo e vi a homenagem que me fez!

Uuebaaaaaaaaa

O lado bom de de vez em quando passar por momentos ruins e até sermos demolidos, é poder encontrar pessoas para que possamos agregar ao menos um tijolo...

Bjs e obrigada!
brunomendes disse…
Ola Fê

Eu li esse livro umavez em 2003. Lembro que gostei. Leitura rápida, mas tenho que ler novamente e com esse post deu vontade.

Gostei do seu comentário sobre o livro. Você não usou exemplos desnecessários e palavras de enfeite para tecer elogios à obra. Consiva, breve, esclarecedora, assim como Graciliano Ramos.

Beijos
Anônimo disse…
gostei da indicação! alias, gosto de funcionarios assim, ops.. quero dizer, gosto de escritores assim!

obs 1: quando sera o dia em que ira me explicar o lance do que aconteceu com o celular, hein?

obs 2: gostei do visual

obs 3: se nao me responder a obs 1, TÁ NA RUA, FERNANDA ELISA!
Anônimo disse…
Ora...ora...ora... arranjei uma concorrente em análise literária. rsrsrs... Muito bem Fernanda! Como disse o Bruno, você foi breve,porém esclarecedora.
Seu novo template é muito bonito!
Adorei! Beijos!
Fermina Daza disse…
MARCOS, vou esperar vc ler e vim me contar se gostou e se o livro fará mesmo parte dos melhores que vc tenha lido até determinado momento, claro.

ANDREA, viu só, meu novo lar?! Obrigada pelos seus posts...andam me ajudando muito. ;)

BRU e MARIA LÚCIA, a intenção não era fazer um crítica literária, mas se vcs gostaram e viram assim, puxa, que bom! Eu quis só indicar o livro mesmo e registrar a leitura. Um análise sobre a obra levaria mais palavras, pois não passo nem perto da unha do dedidinho do pé de Graciliano Ramos. Não costumo analisar tecnicamente livro nenhum no blog porque o espaço aqui sempre foi mais intimista do que intelectual. Talvez, quem sabe um dia, eu crie um blog pra concorrer com o seu, Maria Lúcia. Por enquanto, deixo a intelectualidade contigo... ;)

PATRÃO, tive um tempinho e entrei no msn pra falar contigo e explicar meu sumiço, mas o chefe anda muito ocupado. =/

Postagens mais visitadas