Clarice

Devo ter tido sempre medo de Clarice Lispector. Fugi da escritora durante anos. Quando tocava num livro seu, me vinha uma certa sensação de dor. Parecia-me que lá dentro continha alguma coisa de que eu não gostaria de saber. Puxei da estante diversas vezes "A hora da estrela" e nunca consegui prosseguir a leitura. Ou eu ficava embrulhada nas primeiras páginas, ou me doía o corpo de pensar e sentir ao mesmo tempo - atos que sempre foram tão difíceis de se realizarem simultaneamente em mim. Nunca soube quando estaria forte para ler Clarice. Algo me dizia que eu deveria lê-la quando estivesse sólida e soubesse controlar meus sentimentos pela mente. São oitenta e sete páginas que me amedrontam como um espelho a revelar o que mora dentro da gente. 
Aos poucos, porém, com a cabeça de quem olha reto, sempre reto,  acho que ando perdendo esse medo...Cheguei à página cinquenta e nove do livro, mesmo levando duas semanas para isso. Ando conseguindo enfrentar as palavras da autora. Devo estar, de alguma forma, amadurecendo...


"Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias. Mas preparado estou para sair discretamente pela saída da porta dos fundos. Experimentei quase tudo, inclusive paixão e o seu desespero. E agora só queria ter o que eu tivesse sido e não fui."
("A hora da estrela", Clarice Lispector)

Comentários

Felipe Rossi disse…
ADORO CLARICEEEEEEE!!!!!
Madame Mim disse…
Olá lindona!

Que maravilhoso que anda entrando em você com tanta profundidade, realmente ler Clarice é entrar em nossas entranhas, no mais íntimo de uma mulher, nos amores e nas dores, nas profundidades dos sentimentos...

Depois quero ouvir tudooooooo, vc é minha crítica literária preferida, quero saber o que achou, o que te fez, não me poupe de detalhes!

Tenho te visto sempre lá e fico feliz que esteja conseguindo atingir meu objetivo... Os posts são verdadeiros e reais, mas não para chocar ou causar dó nas pessoas e sim mostrar que as adversidades existem de todos as formas (nem acho que a minha tenha sido a pior ou melhor porque cada um sabe o que vive) mas, porque há momentos que passamos onde há vontade de ir para um caminho ruim, porque estamos em frangalhos, mas que existe saida melhor...

Desculpe, eu escrevo tanto quanto falo... Adoro escrever par vc!

Bjs e obrigada por me entender tão bem!
Ravi Barros disse…
tem selinhos pra vc la no 'Retóricas! passa lá ;*

http://ravibarros.blogspot.com/

Ps: Clarisse... THE BEST!
Eliene disse…
Ah, comentei no post errado hauhauah, comentei sobre esse no "Capitolinas"...

Mas você vai ver do mesmo jeito, então tá valendo!
Anônimo disse…
também tenho medo da Clarice e de um punhadinho de pessoas que conheço e que me fascinam. Elas retiram e não devolvem um valioso pertence.
Anônimo disse…
É com grande alegria que viemos te convidar a participar conosco da blogagem coletiva do mês de Junho, cujo tema é

"O que você faria se, por um dia, se tornasse alguém do sexo oposto?"

A blogagem tem início hoje e vaí até sexta-feira, dia 02 de Julho.
Ficaramos muito felizes em tê-la conosco novamente

Beijo grande!

Sanzinha
Sandra disse…
1 - Estou de volta! Há.
2 - Adorei o novo visual do blog. Combina com vc.
3 - Adoro Clarice. Fiz um trabalho sobre A Hora da Estrela na faculdade.
4 - Muito bom estar de volta!

E esses anônimos aí, heim?
Vem cá, menina, tem jeito de emprestar um pouco desse mel?

kkkkkkkkkkkkkkkk

Beijo grande!
dineia disse…
Querida Fernanda o seu blog amadureceu , e está muito bom.Parabéns ! Adorei ! quer dar aulas a partir de agosto no Colégio objetivo da penha.m Enviar currículo para dirpedag@objetivopenha.com.br amanhã para começar em agosto. Bjsss Dinéia,
Mayra Ribeiro disse…
A intensidade nas palavras é fascinante. Clarice é tudo! Magnífico!

Postagens mais visitadas