Tudo deu início a esta crônica no dia das mães. Era só um almoço familiar no shopping, se não tivesse uma livraria no mesmo piso do restaurante que eu escolhi, e que escolhi, é claro, por causa da livraria. Mas isso meu pai não precisava saber.

- Pai, borali na livraria pra eu dar uma olhadinha?
- Uma olhadinha, Fernanda?
- Juro pela morte das formigas quié só uma olhadinha!
- Pela morte das formigas, Fernanda?
- Sim, pai, pela morte das formigas. Ou você quer que jure pela mãe no dia das mães? Juro pela mãe no dia das formigas, e pelas formigas no dia das mães.

É claro como nuvens e algodão que era tudo um plano pra eu ganhar um e, com muita sorte, até dois ou três livros de presente no dia que não era das filhas espertas feito eu. E como sou sortuda e ainda tenho um pai que odeia formigas, trouxe bem escolhidos dois livros novinhos da silva aqui pra casa.

Páginas vão e páginas vêm, por lá mesmo no restaurante, num conto intitulado Cavalinhos, de Monteiro Lobato, leio o jargão: "A beleza das coisas não reside nelas senão na gente".

Que mágico! Eu tenho a beleza de tudo que vejo, leio e ouço!

E abitolada como só eu na vida, lá fui eu colocar a teoria na prática pra ver se Lobato tinha razão. A primeira e única vítima que me bastou foi o garçom. Baita moço bonito de se servir ver!

Comecei pelas ventas. Era de um rosto médio, traços bem traçados, olhos escuros, sobrancelha das que mais gosto - taturanas a lhe dar seriedade na medida grande de enorme. Lábios e sorriso de homem cafajestão - tudo que a gente quer e não pode ter muito perto. Enfim, era um rapaz que era uma pena de se ser garçom!

- Mas que tanto que você não tira o olho de cima do garçom, Fernanda!?
- Ah, mãe, olhe que moço bonito a nos servir! Veja, mãe, veja! Ele tá vindo.
- Credo! Olha aquelas taturanas que ele carrega em cima dos olhos!
- Mora aí mesmo todo a sua graça: as taturanas acima dos olhos.
- Ah, mas isso precisa de mais discrição. Formigas lhe caberiam melhor.
- Pai matou todas ao comprar os livros.
- Fernanda, faz favor de comer sua comida, fechar esse livro nas suas pernas, e parar de falar de maluquices com bichos e garçom?
- Tá certo, pai.

E eu passei o resto do almoço pensando em tudo quanto é coisa esquisita que acho bonita por aí: as taturanas - as reais e as disfarçadas de sobrancelha -, os focinhos de poodle, os cogumelos, as crianças banguelas, o sorriso do cafajestão, as páginas amareladas de livros antigos, as palavras feito "nuvem" e "galáxia", o cabelo branco de neve do Ziraldo, o som do grilo na madrugada...entre um montão de outras Fernandas que segundo Lobato encontro nas belezas do que vejo.

A beleza das coisas mora na gente, tá comprovado, senhor José Bento Monteiro Lobato!

Comentários

Marcos disse…
Nãao tenho duvida que a beleza esta nos olhos de quem vê. E agora vc heim... o garçom fazendo um "h" em pleno trabalho...rs...rs

Adoro livros, como é gostoso comprar um livro legal e devorar ele. Muiot legal seu texto... e artimanhas também... hahahaha dia das formigas!!!

bjs
(se souber de algo em sampa vou te dar um toque ok... mas meu net work é pras bandas de campinas)
Felipe Rossi disse…
pelo amor das formigas,continue escrevendo assim!!!!!
adogo!
bjos!!!!!
Sandra disse…
Comprar livros é uma delícia, mas ganhar é uma delícia duas vezes! rsrs
Fiquei pensando nas formigas. Elas deveriam ter um dia só pra elas. Talvez pudessem ser homenageadas no 1º de Maio também, já que elas são o ícone do trabalho no reino animal.
Tanto que já está escrito há muito tempo:

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,
prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento."

(Provérbios 6:6-8)


Uuuuuuuhhhhhhh! Acho que fui fundo demais nas formigas! kkkkkkkk

Adorei seu texto, menina. Está ótimo. E não porque a beleza das coisas mora na gente - somente -, mas porque, às vezes, ela também mora nas mãos de quem sabe criar.

Beijo grande e ótima semana, flor!
Unknown disse…
lindo lindo lindo o texto.
adoreiiiii...
só pra contar novamente, adoro seu jeito de escrever...
Sandra disse…
Sim, eu fui fundo nas formigas. Mergulhei de cabeça! kkkkkkk
Tava meio dormindo ainda, eu acho.
Quanto ao "eu sou", eu te entendo muito bem, minha filha, pq bem sei q se fizesse um todo dia, muita coisa sairia diferente também.
Ultimamente a inconstância tem sido fiel companheira nos meus dias... rs.
Mas chega de divagar por hoje. :P

Beijocas, flor!
Sandra disse…
Te indiquei pra uma brincadeirinha lá no meu blog.

Beijo, fofa!
@Sheei_ disse…
almoço no shopping, comprar livros, ver caras bonitos...
dia perfeito hein!
euiaeua
só fiquei com pena das formiguinhas .-.
adorei teu blog
obrigada pela visita
beijo
Erick disse…
Escreve bem e se expressa melhor ainda..
mais colocar as formiguinhas no jogo é essa é SHOW
asuuhahsuahushuahus
Gigante Colorado disse…
Oiii!
Obrigada pela visita!!!
Então, na verdade são duas meninas que postam e comentam pelo Gigante Colorado, eu, Gabriela e Lia, que também tem o blog http://ailelc.blogspot.com/

:D
Ei, gostei do teu blog! Afim de parceria??? Troca de link???
Se quiser, me avisa!

Beijão! ;*
Unknown disse…
Faço o mesmo para meu pai comprar livros, e sempre funciona né? Com certeza, a beleza está nos olhos de quem vê e eu absolutamente amei ler isso!

Beijos Fer!
Impasse Livre disse…
FERNANDA ELISA...QUE BELO NOME...QUE SORRISO MÁGICO E QUE TEXTOS INTERESSANTES...COERÊNCIA E COESÃO EM TEXTOS , DIRIA QUE LPÚDICOS, INTYERESSANTES E GOSTOSOS DE SE LER E DE SE VER , ALIÁS COMO O BLOG E A DONA TB OP SÃO...RS...BJS , LEANDRO
Unknown disse…
Curti o texto parabens o blog é muito legal!
bjs
Catarina Soares disse…
Hahaha Adorei Fê ..
Dia das Mamães ou das Filhas? haha .. Amei o post .. Amei a nova cara do blog .. e estou de volta , te acompanhando desde sempre.

Postagens mais visitadas