Lá pelo meio das barracas, junto àquela gente toda da feira perto de casa, Juca resolveu aparecer. Veio logo me colocando confusão na cabeça, perguntando pergunta sem pé nem sapato, arrancando parafusos dum baú secreto, onde ainda porcas e parafusos guardo para os momentos sem graças da razão.

Fui deixar Juca falar e ele começou a desembestar nos porquês. Queria porque queria saber o porquê que a gente já não nasce conhecendo todas as pessoas.

- Mas, Juca, não dá pra conhecer todas as pessoas nem depois de nascido, imagine de dentro duma barriga!

Não adiantou de nada. Era incansável o rapazinho. Dizia e redizia que seu sonho era conhecer todo mundo. E já que não tinha nascido com o sonho realizado, vivia para conhecer as pessoas.

O primeiro dia de Juca na escola foi um deus nos acuda. Era "muito prazer, meu nome é Juca" pra tudo quanto foi lado. Na apresentação pra professora, foi longe o menino. Encasquetou na cabeça que tinha que tinha de conhecer a família da tia Berenice.

- Quanto mais gente, meió, tia Berenice. Não quero conhecer palavra não. Meu sonho é conhecer gente!

Poucas semanas bastaram pra que Juca quisesse mudar de escola. E o motivo era sempre o mesmo: queria conhecer mais gente porque os de lá já conhecia todos. Rodava na saia da mãe até conseguir o que queria, e só perdia a posse do seu querer, quando a matrona o ganhava numa chantagem muita da esperta:

- Se você parar de chorar e de insistir nessa idéia de mudar de escola, te apresento o Zé Pereira... o tio da Tita... o moço lá da rua da tia do Déscio..

Coitada da mãe do Juca! Esses foram os primeiros duma fila de gentarada que entrava e que saia da casa do Juca pra que o menino desistisse de mudar de bairro, de cidade, de país, de planeta e de tudo quanto é galáxia que o homem ainda está para descobrir.

E foi assim, querendo mais gente e mais gente, que o conheci também. Ele surgiu lá na feira, se apresentando todo amistoso. Foi se alojando na minha garganta e depois fazendo uma baita força pra sair. Queria vir pro papel. Insistia pra eu botá-lo aqui. Dizia que assim conheceria mais gente.
Não consegui segurar o Juca. Tá feito o retrato do diacho do menino pra todo mundo conhecer!

Comentários

Sandra disse…
Muito prazer, Juca!
. disse…
Como é puro o ar da inocencia e como faz bem aos meus pulmões respira-lo por aqui.

Continue Fê... tenho descoberto em seus textos coisas de que preciso ler e coisas de que preciso saber.

Foi bom saber do Juca

Fantasticos os 2

Beijos, minha dozela.
Genial! Um fecho espetacular pros meus alertas de domingo. abs
Felipe Rossi disse…
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHH!!!
O JUCA INVADIU MEU COMPUTADOR!!!!!!
ADOREI O TEXTO!!!
BJOS FEH!
luciana disse…
esse juca é um menino que sabe bem o que quer...e muitissimo educado.

adorei conhece-lo, e espero que ela consiga conhecer mais gente.
Fabiano disse…
Acho que existem vários "Jucas" dentro de cada um de nós. O grande desafio é botá-lo para fora, sem medo de ser desapontado por algum dos que conhecemos.
Adorei o texto.
Abraços.
Fabiano

Se tiver um tempo conheça o meu blog.

http://blog-do-faibis.blogspot.com/
Marcos disse…
Juca!! Se for para china vai ter bastante trabalho... Eu conheço o juca mas ele ainda não me conhece...

Texto muito legal!!

bjs
Adorei seu texto...
Nossa sou uma Juca,kkkkkkkkk
Bjkos,dá uma passadinha no meu*-*

http://grazielle-oliveira.blogspot.com/
BAU DO FAEL disse…
Que texto bonito Fernanda, narrativa simpatica, doce. Gostei muito...

Eu ia dizer que Brad Pitt está no Rio hospedado esperando vc, mas como dise que nem isso te tira de SP, falei que ele podia ir embora...rs

beijão, obrigado pela visita.
Fermina Daza disse…
Rafa,

o Brad foi pro Rio depois de levar um fora meu aqui em São Paulo. Foi tirar umas férias no Rio, pra relaxar e esquecer...

rsrs ;)
. disse…
eiii, eu ouvi isso hein...

Ass: Brad
Óbvio e Atual disse…
Aiin, como eu adoro os seus textos Fe. Eu tava em falta com seu blog!

- Muito prazer, Juca. Sou Marina. =D
kdaopkdoaskd
Bill Falcão disse…
Gostei deste blog aqui. Principalmente do post sobre Jean Paul Sartre, um de meus ídolos.
Assim, recomendo "O Diabo e o Bom Deus", um de seus melhores trabalhos.
Bjoo!!
Madame Mim disse…
Oiee
Obrigada por ter me ido lá me visitar, adorei sua mensagem ...
Só me fale mais de sua sugestão, da sopa com a velhinha...tô precisando de dicas de uma boa escritora assim como vc!
Bjs, parabéns!
Óbvio e Atual disse…
Oi Fe.
Tinha que ser você a primeira a comentar, né!? \o/\o/
Obrigada pelo incentivo.
E se eu fosse você, compraria um dominio! É R$5,90 por ano.
e ainda ganha o email personalizado.

Beijo, flor. ;*
Anônimo disse…
não esperava encontar um personagem tão simples e tão rico...a beleza...foi um prazer te conhecer Juca...vou te apresentar a uma porção de pessoas.Algumas precisam te conhecer...mais do que eu precisei...
Nanda...ja te disse...fantástico...bjo no coração

Postagens mais visitadas