Eu odeio as 6h da tarde. E é simples mas comprido o motivo. São às seis horas da tarde que São Paulo acontece. Os ônibus viram latas de sardinhas, as pessoas reclamam do calor, do amor, do cobrador, do pé pisado, do sapato apertado, do cansaço, do mormaço…E eu, quietinha no meu canto, fico lá escutando tudo sem dizer uma palavra, precupada apenas com uma só coisa: os mosquitos das seis. São eles o meu pavor.

O sol vai embora e deixa a gente torrando; a lâmpada da van se ascende, trazendo todos os pernilongos da Terra para dentro do veículo. E é batata! Meus olhos seguem em direção à luz, a fim de achar o bicho, antes que ele já esteja no meu nariz.

E sabe o que sempre acontece?

Eu acabo achando! E não é um, nem dois, nem três. São quatro na roupa da menina da frente, mais alguns montes sobrevoando a lâmpada, outros tantos lutando pra entrar pela janela somados, ainda, àqueles que ficam desfilando a capacidade de serem invisíveis bem na minha frente por alguns minutos.

E foi nessas tardes das seis, à procura de mosquitos, sentada na poltrona ao lado da porta de saída da van, que vejo uma mariposa gigante, herdeira de um morcego galanteador pegador de borboletas, vindo, vindo, vindo na minha direção.

E me engana. E voa rápido para perto da lâmpada. E desce até o chão. Até o cabelo espetado do menino. À sacola de verduras da senhora. Para lá. E para cá. Para todos os lados. Confunde meus olhos. Faz descaso do meu medo. Vai prum lado; eu vou pro outro. Ri. Pula. Devagar. Rápido.

E pousa. POUSA NA MINHA ROUPA.

AAAAiii, que bicho feio do cacete!
Grito.

Dou sinal. Desço. E pego o ônibus de trás.
Sigo no ônibus sem olhar ao redor, pensativa, refletindo a minha derrota: três pontos antes por causa de uma mariposa?

Comentários

Marina Cardoso disse…
QUE INCRIVEL esse post. Claro, que de incrivel uma mariposa na sua roupa não tem nada. Mas que maneiro o jeito como você contou. Inusitado, envolvente, engraçado. Adorei
e sabe de outra coisa? seria uma honra indicar o seu blog no meu.
Caso eu possa, deixa um ok lá no O&A.
Beijos, ;*
Unknown disse…
hahahaha q mariposa chata...hihihi
adorei a crônica ;)
beijão queridaa

www.daqueelejeito.blogspot.com
Ravi Barros disse…
sou fã de crônicas, e diga-se de passagem, vc o faz m bem!
acho mágica a forma como os escritores tranformam situações simples em arte!

Parabéns pelo blog!
vc ganhou mais uma seguidora!

;)
Ivyson disse…
Que Blog Lindo, Parabéns!!!
Ian Martins disse…
Crônicas *-* adoro. Gostei da sua e gostei também do seu perfil. Sou novo por aqui então não tenho muito conteúdo, mas se puder visitar, agradeço <3
Ian Martins disse…
pra não saturar de comentários que vão mais parecer 'chat' mandei pro seu hotmail um e-mail. =*
tem continuação da minha crônica la no meu blog
beijos
www.daqueelejeito.blogspot.com
Anônimo disse…
Rs.. eu odeio esse movimento intenso de São Paulo.
Na questão desses insetos que você citou o que eu mais odeio é os pernilongos, tem dias que dá vontade de sair correndo.. Agora não pode se esquecer que ele tem o seu papel na natureza. Parabens pelo post.
Anônimo disse…
ótimo texto :]
Fabiano disse…
uma crônica que remete a loucura que é viver em uma grande cidade. é possível fazer a analogia de que as vezes não há como fugir da mariposa num horário de pico. É o mesmo que tentar sair do engarrafamento no mesmo horário. Independente do caminho que se faça tudo estará engarrafado.
otimo post.

se der da uma passada no meu blog.

abraços.
http://blog-do-faibis.blogspot.com/
Esther disse…
rsrsrsr!!! adorei a forma leve e fluida da tua prosa...

vou seguir teu blog para nao perde-lo mais de vista...
desejando sucesso, sempre!!!
Lucas Alves disse…
muito legal ver o problema por outro lado.
nunca havia visto alguém tocar nesse ângulo.
kk
muito bom

veja tbm
www.eutivinatv.blogspot.com
e/ou www.ovolumeunico.blogspot.com
Unknown disse…
Não tenha medo...
A maripoza é boazinha..

Gostei muito!!

http://ximbolistas.blogspot.com/
César disse…
Hahaha...que texto show.
Parabens, vc escreve muito bem.
e o blog estar perfeito.
Sandra disse…
Eu confesso que não sei o que teria feito em seu lugar.
E as cartas, hein? Adoro! Quem sabe não trocamos cartas? rs
E o seu "Eu Sou", quando vem?

Beijão e ótimo fim de semana, menina!



Eu já disse que amei o template?
Communique disse…
Gostei do jeito que você contou a história. Pobre mariposa...



www.communiquebr.blogspot.com

Twitter.com/communiquebr

A fórmula da informação
Niko Travesso disse…
hauhuahua seu prob eh com insetos,
gostei do post:
mariposas herdeiras de um galanteador? nooosa!
=]

http://nikomoska.blogspot.com/
BAU DO FAEL disse…
oi Fernanda, obrigado pela visita. Gostei muito da sua opinião sobre o post de hoje.
Volte sempre...

Vou dar uma fuçadinha por aqui...rs

abração
Cadinho RoCo disse…
Só por causa de uma mariposa?
Cadinho RoCo
Éder disse…
que criatividade hein? uma mariposa pousa na sua roupa, e vc consegue pensar tudo isso! parabéns...alias, mariposa que encheu o saco hein?
Luan Silva disse…
Pense num texto bacana.. Confesso que esse foi um dos poucos textos longos que li na net/Blog. Realmente sua maneira de escrever me prendeu do inicio ao fim! Parabéns
Unknown disse…
gostei da cronica
muito bem escrita
seguindo
xD

http://vagalnerdkawai.blogspot.com/
Ravi Barros disse…
tenho um selinho fofo pra ti no meu blog, passa lá pra pegar!
beeijo

ravibarros.blogspot.com
Marcos disse…
Passando por aqui não como a mariposa mas como observador dos causos do dia a dia... posso confessar... eu ODEIO mariposas, elas soltam um pózinho sei lá tenho nojo... eu desceria também... mas vou seguir para ver as proximas cenas...

valeu
Anônimo disse…
sinta-se compreendida, no Rio é o mesmo sufoco as 6h.

Postagens mais visitadas