Intenções

Eu já não sei mais quantas vezes li notícias sobre as reuniões dos Gs para discutir o aquecimento global. E já nem sei mais também quantos Gs temos (G8, G14, G...), quantos países fazem parte dos Gs, e onde se localiza mesmo o tão perdido ponto G de tudo isso. Entra país, saí país, G7 vira G8, países emergentes, países descontentes, países de dementes, países que enfiam na gente.

Pior é que eu insisto em querer ler a notícia até o final pra ver se algum número revoluciona os Gs, se coloca do lado do planeta e "Yeahh!", aceita reduzir as emissões de gases.

Acontece que cada país, inclusive o nosso Brasil-brasileiro-mulato-estrangeiro, por motivos vários, todos eles não justificáveis pra mim, se recusaram a redução de 50% das emissões na última sessão de pizza por aí.

O papinho do nosso Brasil-brasileiro-mulato-estrangeiro foi de que somos um país emergente e que, por conseguinte, produzimos mais e emitimos mais também pois estamos em processo de conquista do nosso espaço no globo.

Alguém avisa esses caras que não haverá império algum, soberania nenhuma se não existir planeta?

Emergiremos para além do nível do mar? Sobreviveremos ao calor? Aos fortes ventos? Seremos imortais?

Veja bem, vamos misturar pepinos com batatas agora. A bem da verdade mesmo é que a humanidade só se preocupa com o futuro do planeta quando se dá conta de que vivemos nele. E isso não é óbvio.

Se nós saíssemos vivinhos de tudo isso, quem é que ia se preocupar com a beleza das demais espécies? Quem está querendo salvar o planeta pelo cheiro das flores? Pelos cantos dos pássaros? Pelas cores do beija-flor?

Nem eu. Nem você. E nem seu pai.

Sabe, eu sempre gostei das pessoas pelas intenções, às vezes pelas segundas, admito. Mas intenções sempre foram importantes pra mim.

Qual é realmente a nossa intenção? Salvar o planeta ou a gente no planeta?
...

Comentários

Anônimo disse…
"Alguém avisa esses caras que não haverá império algum, soberania nenhuma se não existir planeta?"

Para mim, essa frase resume tudo. É o que costumo dizer também.

Ótimas colocações você fez. Geralmente, quando alguém fala sobre o assunto, é para 'pregar' uma salvação impossível e desinteressante da beleza de nossa natureza. Gostei muito da sua forma de ver.
Anônimo disse…
Hey, menina! Tudo bem?
Bom tê-la por perto.
Que bom que gostou do blog de livros, fiquei feliz. Sinta-se a vontade pra enviar suas sugestões!
Beijão e bom fim de semana!
Lélia Campos disse…
Prefiro que as coisas não fiquem só nas intenções, mas que se tornem ações!!
Saudade, querida!
Beijo

Postagens mais visitadas